segunda-feira, 2 de abril de 2012

Porque todos precisam ter um F.A.Q.! ~ Noob Diary

Postado por Cecília B. às segunda-feira, abril 02, 2012

Querendo nós assumir ou não, o mundo de "dolls" é bem complexo. Muitas siglas, muitos tamanhos e frações!
Dollfie, BJDs, ABJDs... afinal o que tudo isso quer dizer no final?

Alguém me explique tudo isso??
Que tal um F.A.Q.?

(Dicas retiradas do fórum "Resin Heaven")

- O que é um ABJD ou BJD?
ABJDs (Asian Ball Jointed Dolls) ou BJDs (Ball Jointed Dolls) são bonecos feitos de resina, com articulações esféricas presas com elásticos, por isso é possível colocá-los em várias poses. São bastante customizáveis, visto que se podem trocar as roupas, perucas (cabelos), olhos, sapatos e inclusive mãos e pés. Seus olhos podem ser de vidro, acrílico ou silicone e variam em tamanho de 6 mm a 22 mm de diâmetro (os mais usados são de 14 mm a 18 mm). Os cabelos podem ser de fibra sintética (fiber) ou de pelúcia sintética (fur, também conhecido por “mohair”). Pelo fato de haver dolls de sexos masculino e feminino, é mais correto se dizer “os dolls” ou “os [A]BJDs”, exceto se estiver se referindo a uma doll feminina. Os dolls podem ter diferentes tons de pele, podendo ser desde normais (normal), brancos (white) ou morenos (tanned) até cores como roxo, azul, verde ou cinza, em edições especiais de certas lojas.

- Qual o tamanho de um BJD?
Os tamanhos variam muito, dependendo da loja, podendo ter entre 10 cm a 80 cm, sendo os mais vendidos os de 45 cm (MSD) e 60 cm (SD). Os dolls menores tendem a ser ter rostos mais infantis, enquanto os maiores tendem a ter rostos mais adultos. Dolls de 45 cm são normalmente crianças, apesar de algumas lojas terem corpos mais maduros, como o caso de dolls de escala 1/4. Os menores de 45 cm tendem a serem bebês. Dolls de 60 cm em diante podem ser adolescentes ou adultos, dependendo das feições e/ou da imaginação de seu dono.

- BJD x Dollfie (Doll Figure)
Muitas vezes, os BJDs são chamados de “Dollfies”, numa denominação errada. Dollfies são EXCLUSIVAMENTE dolls da loja japonesa Volks, são de plástico ou vinil e tem por volta de 30 cm. Os BJDs da Volks são os Super Dollfies (58 cm), Super Dollfie 13(60 cm), Mini Super Dollfie (45 cm) e todos os outros dolls da linha dos Super Dollfie.

- Como comprar um BJD?
Para se comprar um doll é importantíssimo saber um pouco de inglês, pois os sites das lojas estão em inglês. Leia atentamente o está escrito no site para saber o que vem com o doll.Normalmente eles vem pelados,sem peruca(cabelo)e sem maquiagem(pintura no rosto e cílios,que são colados como cílios postiços de verdade).Você pode escolher roupas,perucas e se vem ou não com maquiagem nos sites ou pode fazer(ou mandar fazer)as roupas,peruca e maquiagem.


--Os Preços--
Os preços variam de loja para loja e dependem do tamanho doll e do que vem com ele, se comprado diretamente das lojas. Podem ter preços menores se forem de segunda mão,vendidos em sites como Ebay e Mercado Livre.


--Formas de Pagamentos--
Os pagamentos podem ser efetuados com cartão de crédito diretamente com as lojas (algumas lojas aceitam), com cartão de crédito via paypal (quase todas as lojas têm paypal) e também pode ser feito por transferência bancária internacional, porém as taxas são muito altas e este não é o método mais recomendado. Para as duas primeiras formas de pagamento é imperativo que se tenha cartão de crédito internacional com o limite total do doll disponível em dólar.

- Onde Comprar um BJD?
As lojas de BJD são, em grande parte, asiáticas, sendo a maioria coreana, mas existem lojas no Japão e China também. Normalmente as lojas são voltadas para vendas pela internet. Algumas lojas são também revendedoras, vendendo seus próprios modelos de dolls e modelos de outras. Abaixo há uma lista de algumas lojas mais conhecidas.
Volks-> http://www.volks.co.jp
Luts-> http://www.eluts.com
Dream of Doll (DOD) -> http://www.dreamofdoll.com
Angel Region-> http://www.angelregion.com
Soul Doll-> http://www.souldoll.com
Blue Fairy-> http://www.bluefairy.co.kr
Soom Doll-> http://www.dollsoom.com
Doll in Mind (D.I.M) -> http://www.dimdoll.com
Notdoll Lab-> http://www.notdolllab.com
Dollmore-> http://www.dollmore.com
Fairy Land-> http://www.fairyland.co.jp
Iple House-> http://www.iplehouse.com
Mimiwoo -> http://www.mimiwoo.com
Mais lojas no site Gigglegeek-> http://www.gigglegeek.dk/bjd.htm

- Vale mais a pena comprar inteiro ou em partes?
Com certeza, inteiro e por vários motivos.
1-O preço do correio. Se você comprar um doll inteiro, só precisa pagar o correio uma vez.
2-A cor da pele (resina) pode variar um pouco, pois as marcas às vezes mudam a composição da resina.
3-Comprando por partes o doll fica mais caro.
No entanto é comum a existência de dolls híbridos(quando a cabeça é de uma loja e o corpo de outra).Muitos donos fazem isso quando gostam do modelo da cabeça do doll,mas o corpo oferecido pela loja não lhe agrada

- O que fazer com o BJD após comprá-lo?
Um BJD não é um brinquedo criança. Algumas lojas até os recomendam para maiores de 16 anos. Há pessoas que os compram para colecioná-los, deixando-os em prateleiras ou armários e mudando os acessórios (roupas, sapatos, maquiagens, etc.) ocasionalmente. No entanto, é muito comum os donos de dolls darem personalidades próprias para seus dolls, tornando-os únicos, por mais que existam outros do mesmo modelo. Alguns criam histórias, passados e personalidades baseados no modelo do doll. Outros criam personagens e procuram um modelo de doll que se encaixe no personagem, fazendo até algumas modificações para que se adapte melhor. Vale lembrar que modificações nem sempre são feitas por esse motivo. Às vezes as pessoas modificam o doll simplesmente pra que fique mais a seu gosto.


Espero que tenha gostado!

Xoxo!

P.S.: Enquanto isso, meu coração não aguenta de agonia:
Chega logo, Melody e Hotaru :(

0 comentários on "Porque todos precisam ter um F.A.Q.! ~ Noob Diary"

Postar um comentário

 

。◕‿◕。 Obitsu BR 。◕‿◕。 Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez Modified by Cecilia B.